domingo, 27 de março de 2011

ADOLPHE APPIA (1862-1928)

Vasculhando as minhas coisas achei uma anotação que fiz em uma aula da faculdade, acho que vale a pena postar; melhor do que ficar amarelando na folha do caderno. 

ADOLPHE APPIA (1862-1928)
O encenador é um pintor que usa uma paleta viva.

A grande contribuição de Appia para o teatro foi o seu empenho em substituir a imitação (cenário realista) pela sugestão (simbologia), ele reforma o espaço cênico criando cenários monumentais e estilizados. Recebeu influência dos cubistas e expressionistas adotando formas mais ousadas e simbólicas para criar a atmosfera da peça.
Constatou que a cenografia deve ser um sistema de formas e de volumes reais que imponha ao ator a necessidade de achar soluções plásticas expressivas, utilizando obstáculos, escadas e praticáveis.
A luz deixa de ser apenas um instrumento funcional para assegurar a visibilidade do espaço cênico e passa a ter a função de esculpir e modular as formas e os volumes do palco, explorando sombras (mais ou menos espessas e difusas) e reflexos.
A luz é um dos principais elementos da cenografia. Até o século XVI, as encenações teatrais se faziam principalmente ao ar livre. Com o Renascimento, o espetáculo foi transferido para espaços fechados e exigiu a utilização de tochas e velas.
Appia formulou no inicio do sec. XX uma teoria de iluminação que vigora até hoje. As cores do cenário devem ser pobres, pois sua função não é decorativa; o colorido é proporcionado basicamente pela luz.


Adolphe Appia: Luz do Luar, da série de cenários Espaços Rítmicos.
Foto retirada do livro HISTÓRIA MUNDIAL DO TEATRO - Margot Berthold. Editora Perspectiva

quarta-feira, 16 de março de 2011

5º ENCONTRO DO DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE


Dia 20 de março mais de 80 países celebram o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, e o Itau Cultural preparou um ciclo de eventos para comemorar a data. Entre os dias 20 de março a 3 de abril o instituto será palco para o Interações em Cena. Haverá workshops e debates destinados aos artistas, pesquisadores e estudantes de artes cênicas, além de espetáculos para toda a família. 

O evento será na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, e é feito em parceria com o Centro de Reflexão do Teatro para a Infância (CRTI). O foco desta edição é o humor em diversas manifestações estéticas. O humor dos palhaços, o humor do jogo das palavras, o humor do gesto e do corpo.

Algumas das atividades precisam de inscrição prévia e duas sessões do espetáculo "O Bobo do Rei" são fechadas para ONGs. As inscrições podem ser feitas a partir de 14 de março pelo telefone 11- 2168 1876.  Abaixo estão alguns destaques da programação.

O Palhaço e a Criança - Um Paralelo Possível?
com Alice Viveiros de Castro e intervenções artísticas de Ésio Magalhães
sábado 19 de março, às 20h

Sarau de Celebração
Apresentação de trechos de espetáculos infanto-juvenis:
domingo 20 de março, às 19h

Veja a programação completa no site http://www.itaucultural.org.br/

Itaú Cultural: Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo - SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô) informações: 11-2168 1777
Entrada franca - ingresso distribuído com meia hora de antecedência (para os workshops e as sessões fechadas do espetáculo O Bobo do Rei, é preciso fazer inscrição)











Amazônia Adentro com Cia Conto em Cantos



 


Cacoete com Barracão Cultural


 



Jogando no Quintal com Cia. do Quintal


 


Na Arca às Oito
 com Cia. Paidéia de Teatro


 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Núcleo Experimental de Artes Cênicas - Sesi 2011


Sempre quis participar desse curso; só que nunca me enquadrei no perfil da inscrição. Comecei a estudar teatro com 22 anos, mas só tirei o DRT com 28.

Segue a dica para quem tem a disponibilidade de horário (segunda a sexta de manhã ou a tarde) e já tem o DRT.

Boa sorte!

Ops!

MERDA!!!!!!!!!!!