domingo, 27 de março de 2011

ADOLPHE APPIA (1862-1928)

Vasculhando as minhas coisas achei uma anotação que fiz em uma aula da faculdade, acho que vale a pena postar; melhor do que ficar amarelando na folha do caderno. 

ADOLPHE APPIA (1862-1928)
O encenador é um pintor que usa uma paleta viva.

A grande contribuição de Appia para o teatro foi o seu empenho em substituir a imitação (cenário realista) pela sugestão (simbologia), ele reforma o espaço cênico criando cenários monumentais e estilizados. Recebeu influência dos cubistas e expressionistas adotando formas mais ousadas e simbólicas para criar a atmosfera da peça.
Constatou que a cenografia deve ser um sistema de formas e de volumes reais que imponha ao ator a necessidade de achar soluções plásticas expressivas, utilizando obstáculos, escadas e praticáveis.
A luz deixa de ser apenas um instrumento funcional para assegurar a visibilidade do espaço cênico e passa a ter a função de esculpir e modular as formas e os volumes do palco, explorando sombras (mais ou menos espessas e difusas) e reflexos.
A luz é um dos principais elementos da cenografia. Até o século XVI, as encenações teatrais se faziam principalmente ao ar livre. Com o Renascimento, o espetáculo foi transferido para espaços fechados e exigiu a utilização de tochas e velas.
Appia formulou no inicio do sec. XX uma teoria de iluminação que vigora até hoje. As cores do cenário devem ser pobres, pois sua função não é decorativa; o colorido é proporcionado basicamente pela luz.


Adolphe Appia: Luz do Luar, da série de cenários Espaços Rítmicos.
Foto retirada do livro HISTÓRIA MUNDIAL DO TEATRO - Margot Berthold. Editora Perspectiva

quarta-feira, 16 de março de 2011

5º ENCONTRO DO DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE


Dia 20 de março mais de 80 países celebram o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, e o Itau Cultural preparou um ciclo de eventos para comemorar a data. Entre os dias 20 de março a 3 de abril o instituto será palco para o Interações em Cena. Haverá workshops e debates destinados aos artistas, pesquisadores e estudantes de artes cênicas, além de espetáculos para toda a família. 

O evento será na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, e é feito em parceria com o Centro de Reflexão do Teatro para a Infância (CRTI). O foco desta edição é o humor em diversas manifestações estéticas. O humor dos palhaços, o humor do jogo das palavras, o humor do gesto e do corpo.

Algumas das atividades precisam de inscrição prévia e duas sessões do espetáculo "O Bobo do Rei" são fechadas para ONGs. As inscrições podem ser feitas a partir de 14 de março pelo telefone 11- 2168 1876.  Abaixo estão alguns destaques da programação.

O Palhaço e a Criança - Um Paralelo Possível?
com Alice Viveiros de Castro e intervenções artísticas de Ésio Magalhães
sábado 19 de março, às 20h

Sarau de Celebração
Apresentação de trechos de espetáculos infanto-juvenis:
domingo 20 de março, às 19h

Veja a programação completa no site http://www.itaucultural.org.br/

Itaú Cultural: Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo - SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô) informações: 11-2168 1777
Entrada franca - ingresso distribuído com meia hora de antecedência (para os workshops e as sessões fechadas do espetáculo O Bobo do Rei, é preciso fazer inscrição)











Amazônia Adentro com Cia Conto em Cantos



 


Cacoete com Barracão Cultural


 



Jogando no Quintal com Cia. do Quintal


 


Na Arca às Oito
 com Cia. Paidéia de Teatro